"Aqui você lê o conteúdo essencial do Evangelho da Graça de Deus que revela o único Caminho a ser feito .... o Caminho é Jesus!"

sábado, 4 de outubro de 2008

Entendes o que vens lendo?

Atos 8

26 Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto.
27 E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar,
28 regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
29 Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.
30 E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo?
31 Ele respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse.
32 Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre a sua boca.
33 Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; quem contará a sua geração? porque a sua vida é tirada da terra.
34 Respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? de si mesmo, ou de algum outro?
35 Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus.
36 E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
37 [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.]
38 mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho.
40 Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.



Este Eunuco é o retrato do estado de entorpecimento mental-intelectual-religioso dos cristãos. Uma vez que da mesma forma, se presta cultos, se dirige ao templo, participa das liturgias, observa todas as etiquetas religiosas doutrinárias, porém, sem discernir e entender aquilo que a muito se fala, se diga, se explica a respeito de Deus, de Cristo, da Cruz e do Evangelho. Prefere-se observar as ordenanças e ritos religiosos, do que se arriscar a se entregar sem reservas ao conhecimento a respeito do Evangelho e seu significado por nós, para nós e em nós.

O que eu gostaria de falar a respeito deste texto, é que constantemente eu vejo pessoas que se converteram há muito tempo, porém, sequer entendem o significado da confissão, ou daquilo que representa a sua própria salvação. Ou seja, vejo pessoas se convertendo àquilo que não conhece, não entende, e não se discerne no cerne do ser.

Então o que vejo é apenas o papagaiamento daquilo que um dia se ouviu alguém dizer, seja ele um pastor, ou seja ele um professor da escola dominical. Repete-se apenas aquilo que se ouviu, ou o que lhe disseram sem se discernir o conteúdo fazendo com que se torne a verdade do ser, a razão da sua própria existência.

Minha pergunta é: Compreendes o que vens lendo? Compreendes o que tens ouvido?

Esta é a pergunta de Filipe ao Eunuco, e é a minha mesma pergunta a você. E a resposta do Eunuco é a resposta que nunca temos coragem de assumir como verdade em nós.

Filipe nos ensinou qual é a única porta de entrada para a compreensão das Escrituras, para que ela não fique apenas como uma informação histórica, mas, se transforme em Palavra que gera vida em nós, conforme a intenção do próprio João, quando escreveu em seu evangelho no capítulo 20, que embora Jesus tenha feito milhares de sinais e milagres cujo conteúdo não caberia em livros, os que ele escreveu, o fez com uma finalidade, para que pela compreensão de quem é Jesus, se creia que Ele é o Filho de Deus, e para que crendo, tenhais vida em Seu nome.

Isto posto, me faz indagar umas outras questões agora:

De que lhe adianta estar aqui, ler algumas passagens bíblicas, decorar capítulos inteiros, se ela não aproxima você de Deus; se não gera em você uma consciência pacificada e certa; se não produz em você um coração calmo; se não realiza na sua alma a certeza de uma segurança e um bem eterno; se não dá a você a convicção de que na vida, independentemente se podemos chamá-la de boa ou má, a certeza de que Deus está contigo; de que adianta apenas ler!?

Filipe nos ensina que a única maneira de entendermos e compreendermos as Escrituras em nosso favor é se a lermos a partir de Jesus.

É simples. É crer que o Verbo se fez carne. E se o Verbo – que é a Palavra de Deus – se encarnou, de modo que não se precisa encontrar nada mais nas escrituras a não ser Jesus, porque tudo o que significa a Palavra de Deus, foi encarnado em Jesus, logo, toda a Palavra de Deus ganhou cara, cheiro, sangue, pele, cor, vida, manifestação na terra.

O que preciso é ter a mente aberta e o coração pronto para discernir em Jesus a palavra da Vida. Hoje eu leio o texto a partir de Jesus. Um dia, as escrituras me revelaram Jesus nos evangelhos. Hoje, a partir dessa revelação e compreensão, eu leio as escrituras a partir de Jesus. Porque em Jesus eu tenho toda a Escritura interpretada em palavras e ações.

De modo que se você quiser entender e compreender o que você vem lendo há tantos anos leia os Evangelhos. Leia e se impregne daquilo porque ali está a palavra encarnada e manifestada em vida na terra.

E você compreende o que você vem lendo, quando você faz a leitura do Jesus o Cristo, e do Cristo Jesus.

Jesus o Cristo – é essa leitura do evangelho, onde Jesus é apresentado como o Cristo.

Cristo Jesus – se encontra nas cartas de Paulo e do novo testamento, onde Jesus que é o Cristo me é apresentado como O Cristo, que na história é Jesus.

Jesus o Cristo me fala de uma leitura histórica de alguém que nasceu, viveu, morreu e ressuscitou.

Cristo Jesus já está acima disso. Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Ele é o herdeiro de todas as coisas. Todas as coisas foram feitas por meio Dele, para Ele, e Nele são. Nele tudo subsiste. E Ele nos reconciliou a nós e o universo inteiro pelo sangue da Sua cruz. Sendo que a cruz foi levantada na historia aqui na terra, mas o Cordeiro de Deus – O Cristo – foi imolado antes da fundação do mundo.

Quando se compreende isso, gera certezas de fé, de modo que se crê incondicionalmente com as vísceras e as entranhas do ser em Cristo Jesus e se discerne o Evangelho:

Quando eu creio nisso, eu sei que estou reconciliado com Deus e Jesus Cristo; e que Deus reconciliou consigo mesmo o mundo.

Quando eu creio nisso, é porque em estando morto em delitos, pecados, insensibilidades absolutas, eu fui levantado e suscitado pela graça de Deus, e me ergui, e pela fé encontrei descanso que a minha alma chama de salvação e abrigo.

Quando eu creio nisso, eu sei que dos meus pecados Ele já nem se lembra mais.

Quando eu creio nisso, surge no meu coração à vitalidade do Espírito Santo gerando esperança que me faz caminhar, e me gloriar nas tribulações das quais eu ganho experiência, por cujas experiências eu caminho em perseverança, por cuja perseverança eu cresço em esperança, numa esperança que se renova e que não confunde porque ela traz certeza, porque ela faz derramar no nosso coração mais do Espírito Santo que já nos foi outorgado.

Quando eu creio nisso, eu sei que já fui selado pelo Espírito Santo da promessa.

Quando eu creio nisso, eu sei que eu gemo como primícias do Espírito junto com toda a criação aguardando o dia da redenção ao mesmo tempo em que eu caminho em esperança, ainda que eu não veja nada diante de mim, porque se alguém crê e vê o que espera já não é esperança, porque que esperança é essa que alguém pode ver, pergunta Paulo. De tal modo, que nós não caminhamos por vistas, mas pela fé.

Quem crê nisso, sabe que todo escrito de dívida bem relatado nas leis do velho testamento, e que a todos nós condenam, porque aquela mesma lei diz que só é justificado pela lei aquele que a cumpre toda, de modo que se você cumprir quase toda ela e falhar num único mandamento, você se faz réu da lei inteira, de tal modo que todos pecaram, e todos igualmente carecem da glória de Deus.

De modo que quem crê nisso sabe que todo escrito de dívida que havia contra nós, os quais constavam de ordenanças o qual nos era prejudicial, foi inteiramente rasgado e encravado na cruz, na qual Jesus também despojou os principados e potestades o os expôs ao desprezo triunfando sobre eles na cruz.

Quem crê nisso, já passou da morte para a vida.

Quem crê nisso confessa que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Quem crê nisso, quando lê a Escritura entende. Em Jesus ficou o que é. E qualquer leitura que eu faça das Escrituras que não for a partir de Jesus e não ampliar o sentido do Espírito de Jesus conforme o Evangelho é adoecedora e não leva a lugar nenhum.

Faz o cara sair de casa todo o ano para uma peregrinação de adoração em Jerusalém, e o faz voltar lendo o enigma da Escritura com aquela sensação que cumpriu uma devoção, mas ele mesmo não recebe nunca o benefício.

Quem dera para cada página da Bíblia lida, uma palavra de Deus fica-se gravada no nosso coração, mas isso não acontece.
De que adianta, fica-se lendo e lendo e jamais se entende; ouve-se ouve-se e jamais se compreende; aprende-se e nunca se chega ao pleno conhecimento da verdade.

A narrativa continua, e diz que Filipe explicou-lhe a partir de Isaías 53, e foi apresentando aquele servo que foi desprezado, o qual não se achava formosura alguma, teve a sua concreção histórica encarnada em Jesus, e apresentou-lhe aquele do qual toda a Escritura mencionava, e diz que não se tratava apenas de uma figura histórica, mas uma mensagem, um significado e um bem eterno, que é a boa nova, o Evangelho.

Se diz que o que suscitou no coração do Eunuco, foi o desejo de aceitar este Jesus, com a confissão pública do batismo quando ele viu que ali passava um riacho. E tendo sido batizado, seguiu o seu caminho jubilando-se em seu coração

Toda compreensão do Evangelho segundo Jesus, gera no coração júbilo, alegria e Vida.

Esse entendimento acontece assim, cabe numa carruagem, cabe num culto de domingo, cabe na internet em um blog!

Compreendes o que vens lendo? Em quem tens crido? Pra quem tens vivido?

Pense nisso!

Na graça Daquele que nos chamou, e nos revelou os mistérios antes ocultos, em Cristo Jesus!

Juliano Marcel


Bragança Paulista - SP


04/10/08


juliano.marcel@ymail.com


http://www.julianomarcel.blogspot.com/

0 comentários:

Contato:

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem



http://www.linkws.com

"Só existe um Caminho que te conduz à Verdade que gera Vida....... Jesus!"
Todos os direitos reservados a Ministério Juliano Marcel - Graça & Vida.

  © Blogger template 'Neuronic' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP